Caldos, calditos, caldotes e calduços! - Primeira Parte







Ainda que não gostem de favas ou de peixe ou de carne ou de qualquer coisa que seja, gostarão de algo com certeza e são raros os momentos em que os nossos produtos não produzem “desperdício”.

Creio que a forma mais simples, (gastro-)fundamental e funcional de todas são os CALDOS, essas magnificas águas que podem fazer um prato brilhar.

O seu uso é simples: podem substituir por caldo qualquer coisa em que se precise de água (eg. cozer arroz, cozer um peixe, fazer um puré, regar um refogado, etc., etc., etc.). Os caldos podem também, por sí próprios (!), tornar-se deliciosos molhos.

A sua proveniência pode ser múltipla e o seu uso extenso, de modo que esta enumeração é a ponta da ponta da pontinha do icebergue... mas corram, que isto, com as alterações climáticas, pode tudo desaparecer!

Tecnicamente é tudo bastante simples: coze-se e coa-se. Armazena-se no frigorifico ou congelador.


LEGUMES e VERDURAS

Restos de verduras cortadas

Dona Clara, não deite fora as pontinhas das verduras, as ramas e os caules. Corte-os ao pedacinhos, ponha-os numa panela com água e um “raminho de cheiros” e ferva 1h. Este caldo pode ser um óptimo recurso para cozer um arroz simples ou de outra coisa! Pode também congelar em recipientes plásticos ou até em couvetes de gelo; deste modo, cada vez que ler “adicione um caldo de legumes”, não precisa de ir ao supermercado comprar – já os tem, seus e prontos a usar (individualmente).

Claro, Sr. Carlos, bem sei que gosta de coisas mais fortes. Então para si recomendo-lhe que asse no forno as verduras, 40 min a 180ºC. Lembre-se de os ir mexendo, queremos que torrem um pouco mas não que fiquem queimados! Ua vez torrados os legumes, ponha-os então numa panela e coza-os em água abundante durante pelo menos 1h. Ah! Está a ver aquele cogumelo ressequido que tem no frio? Aquela salsa amarela.... ponha tudo! Os cogumelos então ficarão espetaculares!

Uma dica para ambos: passada essa hora de cozedura, provem um dos legumes. Se ainda souber a alguma coisa, continuem a cozer! Queremos que fiquem por completo na água.

Ambos os caldos têm uma vida de frio de cerca de 7 dias.

Água de cozer do grão

Senhora Manuela, pode usar a água onde cozeu o grão para fazer bolos, mousses (basta batê-las tal e qual claras de ovo) ou amaciar aquele puré de batata que parece da cantina do mais novo.

Pode também juntar esta água a outro caldo: uma vez que o ponha a reduzir (isto é, ferver até evaporar a maioria da parte liquida), trará uma consistência mais densa ao dito.

Aguenta no frigorifico uma boa semana.













Comentários