Só por causa disto, vou fazer um escabeche!!

Uma das máximas d'A Venda (sim, temos algumas...) é: "Tudo é escabechável"! Pronto, imagino que, pensando nisto muito, muito a fundo, possa não ser totalmente verdade... Mas que um escabeche, tenha ele as variações que tiver, salva muito restinho de comida, lá isso salva! E isso valeu-lhe a universalidade que lhe demos!
Outro dia encomendei peixe a uma banca do mercado (a mesma onde compramos o peixinho para A Venda muitas vezes). Na encomenda vinha um sarrajão e, como eles já sabem como eu gosto, veio logo arranjado em lombinhos, embora eu nem tivesse pedido. Com a cabeça e a espinha à parte! Ai, que até se me brilharam os olhinhos! Panela com os "desperdícios"! Junta-se água, sal e é pôr a cozer que isto aproveita-se tudo!
Passado uns minutos temos tudo cozido e ainda um caldo de peixe para usar em qualquer coisa que nos lembre. O caldo não me interessa agora, e já há muitas coisas bem explicadinhas aqui no blogue sobre caldos e caldinhos; o que me interessa é o peixe.
Arrefecendo é desfiá-lo. Sim, não há muita quantidade*: é a cabeça e a espinha! E a parte da espinha do meio leva com ela uma boa dose da nossa paciência, mas garanto que o petisco que fica é de lamber os dedos e, se forem ver bem, vai ser feito só com o que iria para o lixo. Peixinho desfiado?  Pode finalmente deitar as espinhas ao lixo que já fizeram o seu papel e vamos então FAZER UM ESCABECHE!! Desculpem a piada, mas não consigo resistir! Este escabeche é muito tranquilo...
N'A Venda costumamos fazer várias variações ao escabeche mais tradicional. Este vai ser um escabeche mostardeiro. 
Num frigideira colocam azeite, cebola cortada em meias luas, sal e açúcar (uso amarelo). Quando a cebola começar a amolecer junta-se mostarda (condimento de mostarda serve perfeitamente, mas se preferirem outra mais forte que estiver a pedir para ser usada, força nisso!), mexe-se muito bem e adiciona-se vinagre em boa quantidade. Afinal, é um escabeche! Manter tudo no lume até estar muito bem envolvido e derramar sobre o peixe desfiado. 
Deixem arrefecer! Este é um prato que se serve frio! Nham!!

* - No dia em que fiz isto, fiquei com sobras de cavalas grelhadas. Desfiei também e juntei às polpas reservadas. Fiz um escabeche em maior quantidade e ficou óptimo também com o peixe grelhado!

Comentários