O Senhor Brás é um Limpa-Frigoríficos!

Outro dia, sem saber bem o que fazer para o almoço fiz o que se faz nestas alturas: fui espreitar o frigorífico! Entre outras coisas em quantidades mais dignas encontrei 1/3 de um alho francês, 1/5 de uma cabeça de brócolos, uma meia-dúzia de cogumelos a ficarem molarengos e um resto de cebola aberta. Lembrei-me de algumas coisas do congelador e, imediatamente, o Sr. Brás apoderou-se da minha alma de cozinheira aproveitadeira.
Para quem não conhece o Sr. Brás, ele é a pessoa que juntou a batata-palha com o ovo, a salsa e as azeitonas!
No congelador tinha uns pedaços de pimentos (sim!... os pimentos podem congelar-se e congelam muito bem, desde que depois sejam utilizados apenas cozinhados e não para comer a cru) e couve coração e assim se decidiu: Legumes à Brás!
Picou-se a mísera cebola e colocou-se a refogar numa frigideira larga em azeite! É bom que a frigideira seja grandinha porque os legumes, em cru, são muito espaçosos! Juntou-se o alho-francês em fatias, os brócolos em floretes, os pimentos, a couve, os cogumelos laminados, e mais umas quantas coisas que encontrei por ali para conseguir alimentar 3 alminhas com fome... se querem saber, foi uma cenoura em farripas, uma chávena de ervilhas congeladas e mais qualquer coisa que não me lembro agora e não será importante! O que importa aqui é saber que o senhor Brás é muito fácil de contentar! Usem o que quiserem aproveitar!
Ficou nisto:

Agora é juntar sal e ir salteando, deixar os legumes cozinhar até estarem todos feitinhos! Nisto junta-se a batata palha e envolvem-se um pouco (mais ou menos, conforme a preferência de cada um).
Batem-se os ovos (não há cá quantidades, que eu não sei quantos legumes tem na sua frigideira, ok?), temperam-se de sal e pimenta e, pronto(!), frigideira com eles! Mexe e remexe, e toca a mexer até os ovos estarem feitos (isto não é segredo, é como se faz com o bacalhau) sem os deixar secar. 
Põe-se num sítio bonito, porque os olhos também comem, e polvilha-se com salsa picada e azeitonas em cima! Ou emprata-se individualmente... Para nos sentirmos num restaurante... Sim, sim! Façam isso!



Nota: nos meus indispensáveis de cozinha há sempre (sempre!) ovos e batata-palha. Só não há quando acabam... mas depois repõem-se! ;)

Comentários