Ah, minha Patanisca!!!!


Podem ser gordas ou magras, largas ou estreitas, grandes ou pequenas, fofas ou estaladiças, de peixe, de carne ou de legumes... As pataniscas podem ter muitas formas e sabores, mas uma coisa têm em comum: são óptimas formas de aproveitar sobras de comida...
Fez um peixinho grelhado e sobrou aí qualquer coisa de peixe e dos legumes que o acompanhavam: desfiar tudo e guardar numa caixa, que podem congelar, e tem conteúdo para mais uma refeição.
Sobrou frango (assado, estufado, de forno, sei lá...)? É desfiar e guardar numa caixinha (sem o caldo, ok?!), congelador com ele. Outras carnes? É desfiar, guardar numa caixinha e congelar. Bacalhau? É desfiar e congelar. Sobraram legumes? É des... já perceberam, não é?
Estas aqui da imagens são de sobras de bacalhau com todos, que fiz um destes dias.

Fiz assim: desfiei o bacalhau e cortei em pedaços mais pequenos os legumes (só não juntei as batatas que, como tinham sido cozidas só com os legumes e não na água de cozer o bacalhau, foram parar à sopa que fiz depois disto). Juntei também a salsa e cebola picada que costumo ter na mesa para polvilhar o bacalhau.
Coloquei numa caixa de plástico e pus no congelador.
Na semana seguinte, quando fiz a ementa da semana, pus pataniscas de bacalhau numa das refeições.

Num recipiente largo pus farinha, fermento, 1 ovo, sal, 1 pacote de natas e água (pode ser com gás, mas usei da torneira, mesmo). Mexe-se tudo muito bem até ficar com a consistência de um polme capaz de se fritar. Junta-se o conteúdo da caixinha previamente descongelada (bacalhau, legumes, tudo), envolve-se bem; se não tiver na mistura descongelada cebola crua e salsa, pique um pouco de cada, e envolva na massa. Depois disto, é fritar, amigo(a). Eu frito numa frigideira com um pouco de azeite. Há quem prefira fritar com óleo em abundância. Dependerá do gosto de cada um... Até nisso as pataniscas são variáveis... O que não é variável é a sua versatilidade... Como dizemos lá pela Venda (e esta é outra das nossas máximas): "Tudo é pataniscável"!

Não deite fora! Patanisque! Nham!!

Comentários